Local: Campus Salinas
O objetivo do minicurso é
apresentar o conceito de metacognição e alguns de seus aspectos teóricos que
podem subsidiar a elaboração de propostas didáticas. Tais propostas visam a
levar os estudantes a refletirem sobre seus processos de aprendizagem, a fim de
que dificuldades possam ser superadas. Na primeira parte do minicurso, serão
relatados resultados de pesquisas, nacionais e internacionais, sobre
habilidades e conhecimentos metacognitivos no ensino de ciências. Na segunda parte
do minicurso, algumas propostas de atividades metacognitivas serão apresentadas
e realizadas junto aos participantes. A participação ativa dos presentes ao
minicurso, tanto pela colocação de perguntas e comentários como pela realização
das atividades propostas, será estimulada. O minicurso é aberto a licenciandos
ou professores de Física e outras disciplinas científicas ou ainda
pesquisadores em ensino de ciências.
Inscritos Minicurso 1.
Minicurso 2: Ensino de Física e Enfoque CTS: elaboração de projetos temáticos
Responsável: Luciano Fernandes Silva (UNIFEI)
Local: Campus Salinas
Neste
minicurso apresentaremos e discutiremos desafios e potencialidades de trabalhos
educativos elaborados a partir da perspectiva da Abordagem Temática. Serão
expostos alguns pressupostos da Abordagem Temática que podem ser trabalhados em
componentes curriculares obrigatórias da educação básica. De modo especial,
trataremos de algumas possibilidades de abordar temas socioambientais em aulas
de Física a partir de temas controversos. Espera-se apresentar uma perspectiva educativa
mais abrangente para o tratamento dos conteúdos de Física na educação básica.
Inscritos Minicurso 2.
Minicurso 3: Inserção de temas contemporâneos no currículo do EM - Ondas Gravitacionais
Local: Campus Salinas
A inserção de temas contemporâneos no
ensino atual é um dos muitos desafios que os educadores da área de Física
encontram. Temas como semicondutores, lâmpadas de LED, televisores de OLED e
plasma, GPS, laser, aceleradores de partículas dentre outros associados à
física quântica e a física de partículas estão inseridos nos meios de
comunicação atuais e nos dispositivos cotidianos, porém ainda longe dos
trabalhos regulares da sala de aula. Diante de uma quantidade cada vez maior
de conteúdo para trabalhar, o educador necessita selecionar temas que julga
pertinentes para seus estudantes. O minicurso apresentará os resultados das
recentes pesquisas na área de ensino. Também proporá a construção de parte de uma
sequência de ensino sobre cosmologia, discutindo particularmente a recente
detecção das ondas gravitacionais. Esse tema permite a inclusão de temas como
as propriedades das ondas, concepções históricas de universo e aspectos da Teoria da
Relatividade Geral.
Inscritos Minicurso 3.
Minicurso 4: O Ensino Experimental de Física por investigação
Local: Campus Salinas
O ensino experimental
por investigação tem como alguns de seus objetivos desenvolver nos estudantes a
criatividade, o senso crítico, a capacidade de buscar e selecionar informações
utilizando-as na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo
e a percepção da Ciências como uma
construção do homem. Para tanto as atividades experimentais por investigação
apresentam roteiros semi-abertos ou abertos. Serão apresentadas duas atividades
envolvendo os tópicos de momento de uma força e densidade, estruturadas segundo
uma perspectiva investigativa. Essas atividades foram planejadas para serem
utilizadas em duas aulas geminadas de 50 minutos, podendo ser desenvolvidas em
laboratórios de física ou em sala de aula.
Inscritos Minicurso 4.
Minicurso 5: Por que e como inserir a Física Moderna e Contemporânea nas minhas aulas de física
Local: Campus Salinas
A inserção de temas de
Física Moderna e Contemporânea (FMC), além de constar na maioria das diretrizes
educacionais, já é um consenso entre os pesquisadores da área de Ensino de
Física. Contudo sua real implementação nas salas de aula ainda enfrenta alguns
desafios, entre eles despreparo do professor e a falta de material de apoio
adequado para estes temas. Nesta oficina iremos problematizar o ensino de FMC
do ponto de vista dos alunos da Educação Básica e do ponto de vista dos
professores em formação. Discutindo assim as diferentes justificativas para sua
utilização nas aulas de física e as dificuldades enfrentadas. Passando do
“porque” para o “como”, trataremos tanto das possibilidades metodológicas de
como ensiná-la quanto dos momentos em que pode ser incluída nos planejamentos
ao longo das três séries do Ensino Médio. Desta forma, essa oficina tem como
objetivo discutir a inserção da FMC nas aulas de física tanto do ponto de vista
das justificativas, como das aplicações.
Inscritos Minicurso 5.
Minicurso 6: A Física nas percepções/interações do ser humano com o ambiente
Local: Campus Salinas
As interações do ser humano com o ambiente são exploradas com base em
conceitos representativos, como energia, que necessitam ser significados para
entender o que chega do ambiente (energia luminosa,
sonora), como chega (ondas
mecânicas, eletromagnéticas), onde chega (sistema sensorial), e as
transformações que ocorrem para que as informações possam ser conduzidas ao
sistema nervoso e “processadas”. Para entender a transferência de
energia/informações através de ondas eletromagnéticas serão utilizados (e/o explorados)
aparatos como sistema massa-mola, lentes e anteparos (funcionamento da visão) e
rádio galena. Também serão identificados
outros conceitos físicos visando entender inter-relações com conhecimentos
químicos e biológicos.
Inscritos Minicurso 6.
Minicurso 7: Aplicações da Óptica Quântica
Local: Campus Salinas
Inscritos Minicurso 7.
Minicurso 8: Plotando e Interpretando Gráficos de Ondas Sonoras Utilizando o Software de Edição de Áudio Audacity
Responsável: Wanderson Ademir Pereira de Jesus e José Romão Franca (IFNMG - Campus Salinas)Local: Campus Salinas
A Física dos instrumentos
musicais é uma área de estudos fascinante e de grande potencial pedagógico, tanto
pelas aplicações práticas de oscilações e ondas, como também os fenômenos de
ressonância. Embora a maioria dos textos de Física básica discuta as
propriedades e a propagação das ondas sonoras, a produção e interpretação dos
sons nos instrumentos musicais não é abordada de maneira satisfatória. Com o
intuito de melhorar o aprendizado sobre o conteúdo de Acústica, ultrapassando
os limites impostos pelos livros didáticos - inclusive os da graduação - propõe-se neste minicurso a análise de instrumentos musicais por meio da
utilização de softwares de edição de
áudio tendo como propósito explicar
como é possível visualizar e matematizar as propriedades do som a partir de
modelos gráficos de áudio Audacity.
Os softwares como Cubase, Audacity e Ardour mostram-se
muito eficientes para simular interferências destrutivas e calcular intensidade
e potência de ondas sonoras.
Inscritos Minicurso 8.
Minicurso 9: Discutindo ciências a partir de filmes: construindo e utilizando cine- aulas.
Local: Campus Salinas
O ensino de Física e de Ciências, de modo geral,
tem
como base apenas temas apresentados pelos livros didáticos, que nem sempre são adequados para discussões concretas de temas do desenvolvimento científico ou para discussões sobre a própria natureza do
fazer científico. Um dos recursos que pode trazer esses temas para discussão nas aulas é o uso de filmes como objeto de
aprendizagem, já que, os filmes fazem parte do cotidiano dos alunos. Assim, esta oficina apresenta a construção
de roteiros pedagógicos, chamados de cine-aulas, utilizando
filmes atuais para discutir tanto
questões relativas ao fazer científico e à construção do conhecimento, quanto temas científicos
em si voltado para alunos do Ensino Médio da Educação Básica. Iremos apresentar algumas das cine-aulas que já utilizamos, como
discutir sobre o processo de construção das mesmas.
Inscritos Minicurso 9.
Inscritos Minicurso 9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário