Minicursos

Minicurso 1: Metacognição e ensino de ciências: aspectos teóricos e propostas de atividade em sala de aula.
Responsável: Marta Maximo Pereira (CEFET/RJ - Campus Nova Iguaçu)
Local: Campus Salinas


O objetivo do minicurso é apresentar o conceito de metacognição e alguns de seus aspectos teóricos que podem subsidiar a elaboração de propostas didáticas. Tais propostas visam a levar os estudantes a refletirem sobre seus processos de aprendizagem, a fim de que dificuldades possam ser superadas. Na primeira parte do minicurso, serão relatados resultados de pesquisas, nacionais e internacionais, sobre habilidades e conhecimentos metacognitivos no ensino de ciências. Na segunda parte do minicurso, algumas propostas de atividades metacognitivas serão apresentadas e realizadas junto aos participantes. A participação ativa dos presentes ao minicurso, tanto pela colocação de perguntas e comentários como pela realização das atividades propostas, será estimulada. O minicurso é aberto a licenciandos ou professores de Física e outras disciplinas científicas ou ainda pesquisadores em ensino de ciências.

Inscritos Minicurso 1.

Minicurso 2: Ensino de Física e Enfoque CTS: elaboração de projetos temáticos
Responsável: Luciano Fernandes Silva (UNIFEI)
Local: Campus Salinas


Neste minicurso apresentaremos e discutiremos desafios e potencialidades de trabalhos educativos elaborados a partir da perspectiva da Abordagem Temática. Serão expostos alguns pressupostos da Abordagem Temática que podem ser trabalhados em componentes curriculares obrigatórias da educação básica. De modo especial, trataremos de algumas possibilidades de abordar temas socioambientais em aulas de Física a partir de temas controversos. Espera-se apresentar uma perspectiva educativa mais abrangente para o tratamento dos conteúdos de Física na educação básica. 

Inscritos Minicurso 2.

Minicurso 3: Inserção de temas contemporâneos no currículo do EM - Ondas Gravitacionais
Responsável: Francisco Pazzini Couto (Cefet - MG - Campus Belo Horizonte)
Local: Campus Salinas


A inserção de temas contemporâneos no ensino atual é um dos muitos desafios que os educadores da área de Física encontram. Temas como semicondutores, lâmpadas de LED, televisores de OLED e plasma, GPS, laser, aceleradores de partículas dentre outros associados à física quântica e a física de partículas estão inseridos nos meios de comunicação atuais e nos dispositivos cotidianos, porém ainda longe dos trabalhos regulares da sala de aula. Diante de uma quantidade cada vez maior de conteúdo para trabalhar, o educador necessita selecionar temas que julga pertinentes para seus estudantes. O minicurso apresentará os resultados das recentes pesquisas na área de ensino. Também proporá a construção de parte de uma sequência de ensino sobre cosmologia, discutindo particularmente a recente detecção das ondas gravitacionais. Esse tema permite a inclusão de temas como as propriedades das ondas, concepções históricas  de universo e aspectos da Teoria da Relatividade Geral.  

Inscritos Minicurso 3.

Minicurso 4: O Ensino Experimental de Física por investigação
Responsável: Ronaldo Marchezini (Cefet - MG - Campus Belo Horizonte)
Local: Campus Salinas


O ensino experimental por investigação tem como alguns de seus objetivos desenvolver nos estudantes a criatividade, o senso crítico, a capacidade de buscar e selecionar informações utilizando-as na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo e  a percepção da Ciências como uma construção do homem. Para tanto as atividades experimentais por investigação apresentam roteiros semi-abertos ou abertos. Serão apresentadas duas atividades envolvendo os tópicos de momento de uma força e densidade, estruturadas segundo uma perspectiva investigativa. Essas atividades foram planejadas para serem utilizadas em duas aulas geminadas de 50 minutos, podendo ser desenvolvidas em laboratórios de física ou em sala de aula.

Inscritos Minicurso 4.

Minicurso 5: Por que e como inserir a Física Moderna e Contemporânea nas minhas aulas de física
Responsável: Nilva Lúcia Lombardi Sales (UFTM)
Local: Campus Salinas


A inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC), além de constar na maioria das diretrizes educacionais, já é um consenso entre os pesquisadores da área de Ensino de Física. Contudo sua real implementação nas salas de aula ainda enfrenta alguns desafios, entre eles despreparo do professor e a falta de material de apoio adequado para estes temas. Nesta oficina iremos problematizar o ensino de FMC do ponto de vista dos alunos da Educação Básica e do ponto de vista dos professores em formação. Discutindo assim as diferentes justificativas para sua utilização nas aulas de física e as dificuldades enfrentadas. Passando do “porque” para o “como”, trataremos tanto das possibilidades metodológicas de como ensiná-la quanto dos momentos em que pode ser incluída nos planejamentos ao longo das três séries do Ensino Médio. Desta forma, essa oficina tem como objetivo discutir a inserção da FMC nas aulas de física tanto do ponto de vista das justificativas, como das aplicações. 

Inscritos Minicurso 5.

Minicurso 6: A Física nas percepções/interações do ser humano com o ambiente 
Responsável: Milton Antônio Auth (FACIP/UFU)
Local: Campus Salinas


As interações do ser humano com o ambiente são exploradas com base em conceitos representativos, como energia, que necessitam ser significados para entender o que chega do ambiente (energia luminosa, sonora), como chega (ondas mecânicas, eletromagnéticas), onde chega (sistema sensorial), e as transformações que ocorrem para que as informações possam ser conduzidas ao sistema nervoso e “processadas”. Para entender a transferência de energia/informações através de ondas eletromagnéticas serão utilizados (e/o explorados) aparatos como sistema massa-mola, lentes e anteparos (funcionamento da visão) e rádio galena. Também serão identificados outros conceitos físicos visando entender inter-relações com conhecimentos químicos e biológicos.

Inscritos Minicurso 6.

Minicurso 7: Aplicações da Óptica Quântica
Responsável: Marcos Aurélio Duarte Carvalho
Local: Campus Salinas

Inscritos Minicurso 7.

Minicurso 8: Plotando e Interpretando Gráficos de Ondas Sonoras Utilizando o Software de Edição de Áudio Audacity
Responsável: Wanderson Ademir Pereira de Jesus e José Romão Franca (IFNMG - Campus Salinas)Local: Campus Salinas


A Física dos instrumentos musicais é uma área de estudos fascinante e de grande potencial pedagógico, tanto pelas aplicações práticas de oscilações e ondas, como também os fenômenos de ressonância. Embora a maioria dos textos de Física básica discuta as propriedades e a propagação das ondas sonoras, a produção e interpretação dos sons nos instrumentos musicais não é abordada de maneira satisfatória. Com o intuito de melhorar o aprendizado sobre o conteúdo de Acústica, ultrapassando os limites impostos pelos livros didáticos - inclusive os da graduação - propõe-se neste minicurso a análise de instrumentos musicais por meio da utilização de softwares de edição de áudio tendo como propósito explicar como é possível visualizar e matematizar as propriedades do som a partir de modelos gráficos de áudio Audacity. Os softwares como Cubase, Audacity e Ardour mostram-se muito eficientes para simular interferências destrutivas e calcular intensidade e potência de ondas sonoras.

Inscritos Minicurso 8.

Minicurso 9: Discutindo ciências a partir de filmes: construindo e utilizando cine- aulas.
Responsável: Thais Balada Castilho; João Pedro de Oliveira; Daniel FernandBovolenta Ovigli; Nilva Lúcia Lombardi Sales (UFTM)

Local: Campus Salinas


O ensino de Física e de Ciências, de modo geral, tem como base apenas temas apresentados pelos livros didáticos, que nem sempre são adequados para discussões concretas de temas do desenvolvimento científico ou para discussões sobre a própria natureza do fazer científico. Um dos recursos que pode trazer esses temas para discussão nas aulas é o uso de filmes  como objeto de aprendizagem, já que, os filmes fazem parte do cotidiano dos alunos. Assim, esta oficina apresenta a constrão de roteiros pedagógicos, chamados de cine-aulas, utilizando filmes atuais para discutir tanto questões relativas ao fazer científico e à constrão do conhecimento, quanto temas científicos em si voltado para alunos do Ensino Médio da Educação Básica. Iremos apresentar algumas das cine-aulas que já utilizamos, como discutir sobre o processo de construção das mesmas.

Inscritos Minicurso 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário