Oficinas

Oficina 1: O trânsito e o ensino de física – possibilidades metodológicas para um processo de ensino-aprendizagem contextualizado e dialógico
Responsável: Sergio Luiz Bragatto Boss (UFRB - Campus amargosa)
Local: Campus Salinas

O trânsito é, atualmente, um dos maiores vilões no Mundo. Diante disso, o Governo Federal brasileiro propôs a “Política Nacional de Trânsito”, por meio da qual afirma que “a segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial, mas absolutamente urgente no Brasil. [...] Nossos índices de fatalidade na circulação viária são bastante superiores aos dos países desenvolvidos e representam uma das principais causas de morte prematura da população economicamente ativa”. Estima-se que os acidentes de trânsito geram, anualmente, gastos da ordem R$ 5,0 bilhões ao país. Frente a este cenário, entendemos que a escola, em nível básico, deve promover a educação para o trânsito. Neste sentido, propomos que alguns conceitos de Física sejam trabalhados em sala de aula a partir da contextualização com a temática trânsito, e que sejam associados a um conjunto de conteúdos atitudinais e procedimentais que visam a formação do cidadão crítico e reflexivo. Sendo assim, nesta oficina discutiremos possibilidades metodológicas para o ensino de física numa perspectiva contextualizada com o trânsito e dialógica.

Oficina 2: Libras Básico
Responsável: Giuliana de Sá Ferreira Barros (IFNMG - Campus Salinas)

Local: Campus Salinas


A oficina Libras Básico se destina a pessoas que tenham interesse em contribuir para a inclusão de pessoas surdas seja no ambiente escolar como em diversos ambientes sociais. O objetivo principal é proporcionar o conhecimento de noções básicas dos princípios e fundamentos da língua brasileira de sinais, com foco no desenvolvimento de habilidades mínimas necessárias para a compreensão, expressão e comunicação nessa língua.A organização curricular está disposta de forma a direcionar os aprendizes para a utilização da Língua Brasileira de Sinas em nível básico, para comunicação com desinibição corporal, com pessoas surdas usuárias de Libras em diversos contextos sociais.

Inscritos Oficina 2.

Oficina 3: Modelagem teórica e experimental do conceito de energia e suas transformações aplicadas ao ensino
Responsável: Maria da Penha de Laia (IFNMG - Campus Salinas)

Local: Campus Salinas

O aparato experimental foi construído para estudar a dinâmica do acoplamento entre rotação e translação de corpos rígidos com atrito. Tem potencial para incrementar conceitos da mecânica como posição, trajetória, velocidade de rotação e translação, força de atrito, energia e dissipação. O objetivo é demonstrar que a utilização de um artefato físico, tem capacidade de implementar a  conexão entre conceito e definição matemática de maneira muito mais significativa e harmoniosa. Os alunos, orientados pelo professor, participam ativamente da construção de conceitos, manipulando o experimento, fazendo medidas e montando tabelas e gráficos.   Esperamos que as expressões matemáticas e os conceitos físicos possam adquirir significado dentro de um contexto e facilitar o aprendizado de uma maneira mais prazerosa e significativa.
Oficina 4: Instrumentação para ensino de física utilizando arduino
Responsável: Caroline Batista Gonçalves Dias, Edinei Canuto Paiva, Rosa Aparecida Niza dos Santos, Paulo Henrique Alves da Paixão (IFNMG - Campus Januária)

Local: Campus Salinas


Neste curso faz-se uma breve introdução sobre instrumentação para o ensino de física e ainda introduz-se os conceitos básicos para ao uso do arduino para ensino de física. O arduino é uma ferramenta de desenvolvimento open souce originado de um projeto acadêmico; muito usado para “Physical Computing”, ou seja, criação de sistemas físicos através do uso de softwere e hardware, capazes de responder a inputs vindos do mundo real. Pode ser usado para aquisição de dados oriundos de vários tipos de sensores, desde que se faça a programação adequada a cada um deles. Vamos aprender como fazer uma medida da intensidade de campo magnético com o sensor HNC5883L, demonstrar medidas de umidade do solo com sensor capacitivo de gesso, medidas da intensidade da radiação solar com transistor, sensor de nível infravermelho para caixa d’água. Todas as medidas serão feitas automaticamente por meio do arduino e salvas em arquivos de dados para que possam ser utilizados posteriormente

Inscritos Oficina 4.

Oficina 5: Diferentes abordagens para o ensino de física
Responsável: Alex Ricardo de Oliveira, Lara Nicolau Silva, Lilliam Moreira Menezes, Rubens Calegari (UFTM)

Local: Campus Salinas

A oficina apresentará e exercitará abordagens para introduzir temas de física em sala de aula de forma que o ensino seja mais atual e contextualizado e por consequência mais presente no cotidiano do aluno. Será discutida a utilização de fontes diversas tais como:

  • o uso de revistas, jornais e histórias em quadrinhos ou tirinhas
  • utilização de programas de televisão específicos sobre ciência ou programação geral
  • aproveitamento de informações de blogs, podcast e demais páginas de internet
  • discussão baseada em cenas de filmes atuais
  • uso de aplicativos para “smartphones”
  • discussões a partir de simulações com “aplets”
  • abordagem multidisciplinar de assuntos e possíveis construções interdisciplinares.
Oficina 6: Construindo simulações no software Geogebra envolvendo contextos da Física.
Responsável: Daniel Martins Nunes, Tawana Telles Batista Santos, Poliana Ferreira Freitas (IFNMG - Campus Salinas)

Local: Campus Salinas



O software livre e multiplataforma Geogebra tem se destacado por promover um ambiente virtual em que podem ser criadas ferramentas que auxiliem o professor de Matemática ao abordar questões que envolvam Geometria e Álgebra. Utilizando a linguagem matemática será possível construir modelos neste software que realize algumas simulações envolvendo contextos físicos como, por exemplo, Movimentos Retilíneos (Uniforme e Variado), Gravitação Universal, Vetores, Circuitos Elétricos, etc; o que tem contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o uso desse software no ensino de Matemática e Física. Portanto, a intenção deste minicurso é mostrar algumas funcionalidades do software Geogebra aos participantes da III SELFÍS e como construir algumas simulações envolvendo um contexto da Física. Assim, ao final do minicurso, o professor de Física com base em uma ação planejada poderá discutir em sala de aula os aspectos conceituais envolvidos, bem como promover a integração de recursos tecnológicos como metodologia de ensino, sendo esta uma das tendências atuais da educação e que vem sendo amplamente discutidos em diversas pesquisas.

Inscritos Oficina 6.

Oficina 7: Atividades experimentais para o ensino de Ciências na Educação Básica: uma experiência do projeto “Mão na massa”
Responsável: Janice Cordeiro Moreira

Local: Campus Salinas



O público alvo da oficina são estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química e professores da Educação Básica. O projeto “Mão na Massa”, inspirado no modelo francês, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa e, em parceria com o governo do estado de Minas Gerais, realizou capacitação de profissionais da área da educação com o objetivo de discutir, através de experimentos simples, o ensino de ciências no ensino fundamental. Nesta proposta realizaremos atividades que poderão trazer discussões pertinentes também para o ensino médio. Partindo do pressuposto de que a interação e o protagonismo são essenciais para uma aprendizagem significativa, os alunos serão desafiados a resolver problemas, manipular materiais concretos, levantar hipóteses, discutir e registrar suas descobertas e resultados. O ensino de ciências é trabalhado de forma interdisciplinar, propiciando a expressão oral e a alfabetização, a partir de uma metodologia que estimula a dialogicidade e a participação ativa.

Inscritos Oficina 7.

Oficina 8: O Modelo Cosmológico Padrão
Responsável: Victor Peres Silva, João Paulo Brito Siqueira, Wanderson Ademir de Jesus , Alison Junio Gonçalves de Oliveira,Gilmar Pereira de Sousa e Carlos Joel Franco (Clube de Astronomia Salinas)

Local: Campus Salinas

As origens históricas das visões cosmológicas estão conectadas aos conceitos míticos que povoaram as religiões dos povos antigos. Por outro lado, atualmente, o avanço tecnológico evidencia a grande importância da Cosmologia. Então tentaremos neste minicurso fala um pouco sobre esse tema e suas importâncias no nosso cotidiano usando uma abordagem dos três momentos pedagógicos. Com o objetivo de apresentar o desenvolvimento dos modelos de criação do universo a partir de observações celestes e discutir modelos modernos do universo, ou seja, o Modelo Cosmológico Padrão (MCP) sobre uma perspectiva dos três momentos pedagógicos.


Inscritos Oficina 8.

Oficina 9: Da teoria á prática: A utilização de oficinas didáticas no ensino de física no ensino médio
Responsável: Ricardo Balbino Balsalobre, Alexandre do Prado Caldas Serafim (UFOP, USP)

Local: Campus Salinas


A proposta deste minicurso é demonstrar a importância das oficinas pedagógicas e da experimentação no ensino de física. Iremos realizar três oficinas pedagógicas, relativa ao ensino de velocidade, aceleração no MRUV e Óptica, conteúdos do ensino fundamental e médio. O objetivo é levar os professores e participantes a realizarem as oficinas, para que possam, assim como o aluno, experimentar a satisfação de realizar, na prática, um conteúdo ensinado de forma teórica nas salas de aula. Com base nos exames e participação dos alunos percebemos que os mesmos desenvolveram o raciocínio lógico indutivo e dedutivo em Física, tal como os Currículos pressupõe que em linhas gerais o aluno não memorize os conteúdos mas compreenda os diversos tópicos da física adquirindo competências e habilidades para utilizar a matemática em seu cotidiano.

Inscritos Oficina 9.

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